Mensagem do Dia

" Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda. Quem tentar possuir uma flor, verá sua beleza murchando. Mas quem apenas olhar uma flor num campo, permanecerá para sempre com ela. Você nunca será minha e por isso terei você para sempre."

Paulo Freire


VIII Encontro de Pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Educação:Currículo da PUC/SP


17 e 18 de novembro de 2009

O Encontro de Pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Educação:Currículo da PUC/SP tem se notabilizado por ser um momento privilegiado no qual a produção discente de mestrandos e doutorandos é socializada e debatida por pares discentes e professores. O evento tem estimulado os alunos a elaborar trabalhos, resultantes de suas pesquisas, no formato de comunicações e posteres. Esses trabalhos, uma vez aprovados pela comissão científica do evento, são debatidos nas sessões dedicadas aos Círculos Epistemológicos divididos por eixos temáticos. Todos os trabalhos apresentados serão publicados.

O tema central do evento: Currículo e avaliação – políticas em conflito, é de grande relevância no cenário da educação nacional e internacional. No bojo desse debate estão as disputas acerca do currículo, política e avaliação. Cabe discutir a ideologia subjacente às decisões sobre esses campos: Currículo e Avaliação, compreendendo os acordos e compromissos que orientam as práticas e a formação dos educadores e, sobretudo, as consequências dessas decisões e ações.

Para estimular o debate sobre o tema central do evento estão convidados, com presença confirmada, nesse VIII Encontro, os professores doutores: Luiz Carlos de Freitas, da UNICAMP e Sandra Zákia Lian de Souza, da USP.

Os professores do Programa de Educação:Currículo participarão ativamente desse Encontro, quer em Mesas de Diálogos, quer na coordenação dos Círculos Epistemológicos e demais atividades como plenária e lançamento de livros.

Além das características que conferem a esse Encontro um inestimável valor acadêmico, no âmbito da Pós-Graduação, o evento desse ano tem o mérito de integrar a Graduação e a Pós-Graduação da PUC/SP, em particular, a Faculdade de Educação e o Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo. Para tanto, já foram firmados compromissos entre os dois níveis de ensino de modo a que a meta da integração possa ser alcançada.

A inscrição de trabalhos poderá ser feita no período de 10 de setembro a 10 de outubro de 2009, por meio do site do evento: http://www. ced.pucsp.br/encontropesq/

Serão aceitos, nessa edição do Encontro, 130 trabalhos, de acordo com a seguinte distribuição: 90 vagas para inscrições de mestrandos e doutorandos do Programa de Mestrado em Educação: Currículo; 20 para pesquisadores da Faculdade de Educação da PUC/SP e 20 inscrições para ex-alunos do Programa de Educação:Currículo e pesquisadores externos.

EIXOS TEMÁTICOS PARA A INSCRIÇÃO DE TRABALHOS E ORGANIZAÇÃO DOS CÍRCULOS EPISTEMOLÓGICOS:

- Novas Tecnologias em Educação;
- Políticas Públicas e Reformas Educacionais e Curriculares;
- Pensamento de Paulo Freire;
- Formação de Educadores;
- Interdisciplinaridade;
- Currículo, Conhecimento e Cultura;
- Currículo e Avaliação Educacional.

PROGRAMAÇÂO DO VIII ENCONTRO DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO – PUC/SP


Nenhum comentário:

Postar um comentário